terça-feira, 10 de agosto de 2010

Gênesis 1:1

Gênesis 1:1 - No princípio criou Deus os céus e a terra





Neste texto que aí está, nós somos apresentados ao Deus criador. Dizer que Deus é o criador dos céus e da terra, faz dele o criador de todas as coisas. Deus é o criador de tudo que está neles e entre eles. Isso quer dizer também que não apenas os elementos do universo, mas também todos os seres humanos são criaturas pertencentes ao Deus criador.

Deus pela grandesa do seu poder é o criador de todas as estrelas do universo, de todas as galáxias, de todos os sistemas solares.

Deus é o criador das profundesas dos mares e oceanos. É o criador das grandes águas, dos rios e lagos.

É o criador dos desertos, dos vales e das montanhas. Deus é o criador de toda a extensão do planeta terra e de todos os planetas em toda parte do universo.

Quando a bíblia fala que Deus é o criador dos céus e da terra está nos apresentando o Deus Todo Poderoso. E por que isso? Porque tendo Deus poder para criar tudo que há nos céus e na terra, também tem poder para exercer domínio e controle sobre tudo que criou pelo seu poder.

A finalidade desta citação é apresentar à humanidade a certeza de que todos poderes e forças que regem o universo estão debaixo da autoridade do Deus Todo Poderoso.

Serve também para levar-nos à compreensão que não somos obra do acaso, uma sucessão de eventos sem controle. Estamos vivendo num lugar criado por Deus que tem domínio e controle de tudo.

Todos os fenômenos naturais como tempestades, furacões, maremotos, tsunamis, terremotos, erupções vulcânicas, frio, nevascas, calor, todas estas coisas estão sob o absoluto domínio e controle do Deus Todo Poderoso.

O que se vê a partir de Gênesis 1:1 é o registro de detalhes da criação divina e como foram os atos do Criador. No entanto, o primeiro versículo da bíblia é suficiente para nos explicar a maior de todas as perguntas da humanidade: Deus existe? E neste único versículo Deus não apenas responde a esta pergunta como apresenta sua principal característica do ponto de vista do relacionamento com o ser humano. Deus é o criador. Deus é o mantenedor do universo.

A pregação cuja finalidade seja apenas alcançar alvos humanos está longe de alcançar a profundidade de apresentar ao homem quem realmente é Deus. Por causa da pregação humanista e leviana é que nós nos encontramos cada vez mais longe de saber quem é Deus e o que Ele espera de nós.

Quando nós os crentes nos apresentamos de qualquer maneira diante de Deus para com a pretença idéia que vamos adorá-Lo, estamos dizendo com nossas atitudes que estamos realizando um ritual religioso, mas nem sabemos ao certo quem é a divindade que estamos cultuando. Cultuar ao Deus criador do universo, o Deus Todo Poderoso requer de nós muito mais que uma percepção de atos do culto, como orar, cantar, ler a bíblia e ouvir o pregador, pois quem sabe, ele tenha algo que possa nos distrair a mente. Não se pode adorar ao Criador sem uma profunda convicção de dependência Dele, sem uma profunda reverência e humildade. Já é tempo que isso seja ensinado novamente.

Dependência, reverência e humildade.

Dependência - porque sendo Deus o criador e sustentador da vida, tudo provém Dele. Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. Não podemos adorar a Deus sem uma profunda convicção de nossa total dependência dele.

Reverência - É impossível que sejamos aceitos diante de Deus pela nossa própria natureza. Adão e Eva antes de pecarem podiam perfeitamente conversar abertamente com o Criador e receberem orientações para suas vidas. Contudo, mesmo eles deviam reconhecer e evidenciar com suas ações a grandeza de Deus. O que nós estamos dizendo para Deus com nossas atitudes quando nos aproximamos Dele com o objetivo de cultuá-Lo?

Humildade - Nossa dependência e nossa reverência não são garantias de que o Deus Todo Poderoso se incline para nós e nos atenda. Quer aceitemos ou não, toda a nossa vida e toda a humanidade depende desesperadamente da graça mantenedora do Criador. Tirasse Deus o oxigênio do nosso ar e em poucos segundos, todos os bilhoes de seres humanos seriam um monte de bonecos sem vida. Todo pensamento e atitude orgulhosa e auto-suficente não tem lugar num relacionamento com o Criador.

Gênesis 1:1 é apenas o início da apresentação de Deus. Á medida que Deus vai se apresentando ao homem, Ele vai direcionando também que tipo de relacionamento este homem, dependente, reverente e humilde deve ter com Ele. O que sabemos a partir de Gênesis 1:1 é suficente para que andemos humildemente com o nosso Deus. Mas Deus tem muito mas para nós.

Minha oração é que essas palavras edifiquem seu coração e ensine quão dígno de reverência é o Senhor Deus do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário